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Porque transmissão e frenagem é assunto para especialista!

Elementos Pneumáticos Radiais

Os Elementos (Embreagens) Pneumáticos Radiais Conbor, funcionam como acionamentos ou freios, que incorporam em seu projeto características insuperáveis.

Por isso, cada vez mais nossas Embreagens Pneumáticas conquistam espaço como uma excelente solução para problemas de transmissão e frenagem.

Veja como funcionam nossas Embreagens Pneumáticas Conbor.

Uma câmara de borracha com reforço têxtil atrás das sapatas de fricção, expande sob pressão de ar comprimido, movendo as sapatas em direção ao tambor.

A rapidez do acoplamento é facilmente controlada regulando-se o fluxo de ar que entra na câmara. A rápida expulsão do ar da câmara garante um rápido desacoplamento. O inteligente e simples princípio de funcionamento se completa com a aplicação de toda a força de atrito no maior diâmetro útil do tambor, obtendo-se, assim, máximo torque.

Além de aplicar a força no ponto exato, ela é aplicada de maneira uniforme em toda a circunferência do tambor.

A CONBOR oferece dois tipos de Elementos (Embreagens) Pneumáticas;
- Expensão interna: Disponíveis em 7 modelos: EI,IV-E, IV-L, IVA, IVP, EI-IV, EIV;
- Expansão externa: Disponíveis em 3 modelos: EE,EV e ES.

Desempenho reconhecido por vários setores industriais!

Uma só peça móvel.
A câmara expande comprimindo as sapatas contra o tambor, Não há outras peças fazendo o contato de metal contra metal. Isso evita desgastes de peças e diminui o nível de ruído.

Tambor Radial

O Tambor radial garante o contato das sapatas em toda circunferencia do tambor e também em toda a largura. Aplicar toda a força de atrito no diâmetro máximo do tambor, é mais eficiente que aplicá-la ao longo de um disco com raio variando.


Auto Ajuste

Na medida em que a superfície de atrito se gasta, a câmara expande um pouco mais e compensa o desgaste - que normalmente não reduz a capacidade de torque, nem exige maior pressão de ar.


Capacidade de absorção

Mesmo sendo resistente para o trabalho com pressão elevada, a câmara é bastante flexível e permite a absorsão de vibração e desalinhamento paralelo, angular e axial.



Elementos Bipartidos

São desenvolvidos com a mesma capacidade dos inteiriços, mais a vantagem de facilitar imensamente os trabalhos de instalação e manutenção.


Elementos Pneumáticos Radiais

A força centrífuga atua sobre as sapatas quando a embreagem está girando, afastando-as da superfície do tambor rapidamente (nos modelos de expansão interna). As embreagens CONBOR trabalham igualmente em qualquer posição. As embreagens axiais trabalham bem somente da posição vertical.


Manutenção Simples

Não há nada para se lubrificar. A câmara quase não exige atenção. Basta mantê-la limpa. o único desgaste ocorre com a superfície de atrito - as sapatas são facilmente substituídas.


Controle de Torque

O torque é diretamente proporcional à pressão de ar aplicada. Pela facilidade de se controlar vazão e pressão do ar, torna-se muito fácil controlar a velocidade de acoplamento e desacoplamento em cada aplicação.


Trabalho Pesado

Para serviços onde a geração de calor, devido às operações de acoplamento, é elevada, foi desenvolvido o modo "ventilado", com sapatas de alumínio. Estas sapatas garantem que o calor gerado na superfície de contato será dissipado antes que comprometa a vida útil da câmara.


Por todas estas vantagens, centenas de aplicações diferentes de acionamentos e freios pneumáticos radiais CONBOR têm se espalhado pelo país em:

- Máquinas de industrías de papéis
- Prensas de conformação de metais;
- Industrías siderurgícas;
- Máquinas de processar borrachas;
- Máquinas formadoras de pneus;
- Acionando ou freando guinchos, drawworks e equipamentos auxiliares;
- Trançadeiras e revestidoras de fios e cabos;
- Moinhos aglutinadores de masterbatch;
- Máquinas para fabricar cerâmicas vermelhas;
- Lavadoras e secadoras de roupa industriais;
- Acionamento draglines e escavadeiras;
- Moinhos de bolas e barras;
- Reversores de barcos e rebocadores;
- Máquinas para bebidas;
- Máquinas de fabricar latas;
E muitas outras.

Só resta, agora sua empresa experimentar a qualidade comprovada CONBOR, que é especialista no que faz.

O sistema que vai revolucionar sua produção!

Acionamentos / Embreagens Pneumáticas Radiais

Os Acionamentos e embreagens pneumáticas radiais CONBOR representam, hoje, em diversas indústrias um sistema revolucionário que oferece inúmeras vantagens sobre os outros sistemas, sejam eletromagnéticos, penumáticos a disco, hidráulicos ou mecânicos.

Os acionamentos e embreagens pneumáticas CONBOR, além de incorporarem todas as vantagens dos elementos pneumáticos radiais, também oferece uma vantagem exclusiva:
A CONBOR fabrica todos os componentes do sistema, por isso sua garantia é integral!

Além do elemento pneumático, a CONBOR fabrica o suporte, o cubo e o tambor de fricção. Cada tipo de embreagem pode usar diferentes modelos de elementos pneumáticos em diversos tamanhos. Veja as tabelas dimensionais dos elementos CONBOR.
Se precisar obter o dobro de torque das tabelas, a CONBOR pode fazer uma montagem dupla do acionamento.

A CONBOR também oferece toda a assistência técnica necessária à escolha do tipo de acionamento e tamanho adequados ao seu equipamento. e ainda desenvolve os desenhos, croquis, manuais e o prório serviço de supervisão de montagem.

A CONBOR também recupera elementos pneumáticos radiais, com garantia de peça nova, por uma fração do preço de elementos novos.

Veja abaixo porquê os acionamentos e embreagens penumáticas radiais CONBOR são insubistituíveis:

Embreagem para transição entre dois eixos.

Composta de elemento de expansão interna, suporte de acionamento fixado a um eixo, e em outro eixo o tambor de fricção e o cubo do tambor.


Embreagem para transmissão entre dois eixos.

Composta de elemento de expansão interna, suporte de acionamento fixado em um eixo, e em outro eixo o tambor-cubo. Recomenda-se usar o elemento bipartido.


Embreagem para transmissão entre polia e eixo

Composta de elemento de expansão interna fixado à polia ou volante, suporte de união rotativa e tambor-cubo fixado ao eixo.



Embreagem com elemento Dual, composta com dois elementos.

Aplica-se em todos os tipos de montagem e são indicadas para locais onde o torque requerido é elevado, e onde se recomenda elemento com diâmetro menor.


Vantagens

As embreagens pneumáticas radiais CONBOR, além de incorporarem as vantagens dos elementos pneumáticos radiais, oferecem um benefício exclusivo: A CONBOR produz todos os elementos do sistema, por isso, sua garantia integral. Além do elemento pneumático. A CONBOR fabrica o suporte, o cubo e o tambor em ferro fundido.


Projetos Personalizados CONBOR

A CONBOR produz embreagens para aplicações especiais, atendendo as necessidades específicas de seu equipamento. Consulte-Nos.

Simplicidade e precisão no controle de torques!

Freios tensionadores pneumáticos

Freio é um equipamento que reduz a velocidade ou elimina o movimento de uma máquina. Há ainda freios que provocam resistência ao movimento. Para cada necessidade a CONBOR tem um freio adequado.

Freio Simples ou de Parada

todos os modelos de elementos pneumáticos podem ser usados como freio. Portanto existem muitas opções de montagem, cada uma com as suas vantagens. Por isso, os freios pneumáticos CONBOR estão presentes nos mais variados equipamentos. Se precisa de alto ou baixo torque, se precisa de resposta rápida ou lenta, se opera em ciclos rápidos ou demorados, para eixos com alta ou baixa rotação, para elevada ou reduzida geração de calor, para pequenos ou grandes espaços, há sempre um freio CONBOR perfeito para sua máquina.

Freio Tensionador

Manter o controle de sua produção ficou ainda mais fácil. A CONBOR desenvolveu 3 soluções de freios tensionadores pneumáticos para o controle de torque durante a produção. Estes 3 modelos são perfeitos em aplicações de controle de tensão para bobinar e desbobinar vários tipos de materiais como papéis, fios e cabos, fitas metálicas, filmes plásticos etc.

Como a capacidade de torque dos elementos pneumáticos CONBOR é proporcional à pressão do ar aplicado, é muito mais simples fazer o controle preciso do torque através do ajuste da pressão de qualquer ponto, sem a interrupção do fluxo de sua produção.

Freio tensionador com tambor refrigerado (FTC/EE)

Composto de um elemento pneumático de expansão externa com sapatas, de suporte e um tambor em ferro fundido com uma câmara por onde circula a água de refrigeração. Ideal para a aplicação em rebobinadeiras e cortadeiras de papéis. Permitindo montagem dupla de elementos e tambores. Disponíveis em vários tamanhos.
Faixa de torque: 50 a 5420 N.m.


Freio tensionador ventilado (FTC/IV)

Composto de um elemento pneumático de expansão interna com sapatas ventiladas, de seu suporte e um tambor em ferro fundido, é ideal para equipamentos que demandam maior capacidade de torque e dissipação térmica. As sapatas de alumínio permitem a circulação de ar, e o tambor, por onde circula a água, promovem o arrefecimento do calor gerado na superfície de atrito durante o funcionamento.
Faixa de torque: 500 a 114.000 N.m.



Freio tensionador hibrido (FTC/EI-IV)

Desenvolvido para atender equipamentos onde as exigencias de torque são menores. É composto de um elemento especial, semelhante a um "EI", equipado com sapatas de alumínio, com suporte e tambor em ferro fundido. Suas sapatas vazadas permitem a circulação de ar, promovendo o arrefecimento do calor gerado na superfície de atrito durante o funcionamento. Sua utilização é ampla e, a preferida em equipamentos de trefilação e de revestimentos de fios e cabos.
Faixa de torque: 500 a 114.000 N.m

As peças que se encaixam com perfeição à sua necessidade!

Peças Técnicas de Borracha

A Comprovada superioridade dos produtos CONBOR já é conhecida. Quem já utilizou os elementos (Embreagens), Acionamentos e Freios Pneumáticos Radiais que fabricamos, teve a oportunidade de experimentar nossa qualidade.

Os longos anos na fabricação destes produtos, permitiram a CONBOR desenvolver uma tecnologia voltada também para a produção de peças técnicas de borracha, com caracteristicas variadas, e que têm aplicaçao em diversos casos.

Para cada aplicação, a CONBOR utiliza o elastômetro mais adequado:
- NEOPRENE
- NATURAL
- EPDM
- VITON
- NITRÍLICA
- SBR
- HYPALON
- SILICONE
Dentre outros.

Principais Benefícios


Absorve desalinhamentos:


Simples de instalar e de fácil inspeção visual, o Acoplamento elástico ConborFlex absorve grandes desalinhamentos em máquinas, diminuindo as forças de reação sobre os mancais e rolamentos.

Elimina choques


A suavidade torsial do Acoplamento Elástico ConborFlex elimina choques e absorve vibrações, ajudando a proteger o motor.

Dispensa lubrificação e facilita a manutenção


O Acoplamento Elástico ConborFlex oferece extrema facilidade de manutenção, não sendo necessário remover motor, mancais ou eixos para substituir o elemento elástico.

É mais durável e fácil de substituir


O Acoplamento Elástico ConborFlex é muito mais durável. Seu elemento elástico custa menos e sua substituição é mais rápida, reduzindo ao mínimo o tempo de parada da máquina.

A solução mais flexível para as máquinas mais exigentes!!

Acoplamento Elástico CONBORFLEX

Basicamente, todo acoplamento flexível é projetado para duas funções:

1 - Transmitir torque do eixo motor para o eixo movido;

2 - Conpensar alguns desalinhamentos extre os eixos.

Existem muitos modelos de acoplamentos que fazem esse trabalho, mas somente o Acoplamento Elástico CONBORFLEX faz melhor.

Quando você escolhe CONBORFLEX, você escolhe um produto com a qualidade e eficiência garantidas pela tecnologia CONBOR que, além de fabricar o acoplamento, também oferece um completo suporte técnico antes e depois da compra.

Montagem, Instalação e Operação

1 - Montar 2 cubos nos eixos das máquinas, fixando-os axialmente.

2 - Verifique a flutuação axial dos eixos. Posicione os eixos na posição central da flutuação. Se a flutuação axial dos eixos é maior que a admissível pelo acoplamento, use um limitador.

3 - Consulte as tabelas e ajuste a distância entre os cubos conforme o desenho correspondente.

4 - Verifique o alinhamento dos eixos. O desalinhamento admisspivel está indicado nas tabelas de acoplamento FG,FI e STANDART. Quanto melhor for o alinhamento, maior será a vida útil do acoplamento.

5 - Remova qualquer lubrificante ou anti-ferrugem das superfícies do corpo elástico e dos flanges de aperto.

6 - Afrouxe os rapafusos que prendem o cubo ao flange deixando apenas 2 fios roscados.

7 - Posicione o corpo elástico com as virolas devidamente assentadas nos encaixes. Se necessário, bata com um martelo pequeno no diâmetro externo do corpo elástico até que a partição esteja fechada.

8 - Mantenha a partição do corpo elástico fechada como mostrado na figura abaixo, aperte com a mão, um dos parafusos diametralmente opostos à partição. Usando ambas as mãos movimente o corpo elástico puxando-o em direção à partição para diminuir ao máximo a abertura.
Aperte com a mão os demais parafusos ordenadamente do mais distante para o mais próximo da partição. Finalmente aperte cada parafuso com uma chave até o torque espefificado na tabela AEC.

OBS:O Aperto correto dos parafusos é fundamental para o bom funcionamento do acoplamento. Parafusos frouxos podem provocar deslizamento e dano irrepavável ao corpo elástico.

Para substituir o corpo elástico:
Afrouxe todos os parafusos dos flanges. Pegue uma parte da partição do corpo elástico e puxe-o para fora. Limpe todas as partes do acoplamento eliminando, qualquer contaminação por lubrificantes. Instale o novo corpo elástico conforme indicado nos itens 6 a 8.